quarta-feira, 11 de março de 2009

Com pouco dinheiro, mas milionário


O sucesso arrebatador de "Quem Quer Ser um Milionário?" é um tapa de luva nas grandes produções de Hollywood que, apesar dos milhões de dólares, costumeiramente produz filmes que teriam tudo para serem ótimos filmes, mas acabam por serem apenas bons, às vezes ruins, afogados em uma grandiosidade desnecessária que ofusca interpretações, macula histórias e se afoga no vazio.



Mas este artigo é para falar do filme inglês e não para chorar as mazelas do cinema mundial que caiu de joelhos diante da barata película de Danny Boyle que custou 15 milhões de dólares e levou oito estatuetas do Oscar (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original e Melhor Som).




Seu principal rival, “O Curioso caso de Benjamin Button”, custou 150 milhões e levou apenas três categorias (Melhores Efeitos Especiais, Melhor Direção de Arte e Melhor Maquiagem). Nem mesmo os astros Brad Pitt e Cate Blanchett foram capazes de fazer frente à produção onde 20% dos diálogos foram falados em Hindi e atores indianos desconhecidos conquistaram o público e os membros da academia.




O filme mostra uma Índia nem um pouco romântica e longe da imagem pacifista. Jamal Malik (Dev Patel) tem 18 anos, vem de uma família das favelas de Mumbai, e vai participar de um programa de TV onde suas respostas podem determinar sua conta bancária, seu futuro e até mesmo a concretização de um amor.




Jamal e sua história conseguem envolver a platéia. Ele comove com uma trajetória inacreditável e vê toda uma vida conturbada resultar na solução para o grande dia de sua vida.




Em jogo 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa “Who Wants To Be A Millionaire?”. Preso por suspeita de fraude, já que um rapaz pobre não poderia saber as respostas – pelo menos é o que pensava a direção do programa e a polícia indiana – Jamal revela sua história na favela para justificar seus conhecimentos.




Um dos destaques fica por conta da cena em que Jamal, ainda criança, se joga em uma poça de fezes humanas para conseguir um autógrafo de um astro da TV local (foto no alto). A mistura de pasta de amendoim e chocolate foi perfeita no resultado: nojo, graça e pureza de uma criança sobrevivente das desgraças poucas vezes demonstrada com tanta franqueza.




O sacada recomenda.


Anderson Cacilhas - Jornalista.

Nenhum comentário: