terça-feira, 3 de março de 2009

Salgado leva Êxodos à universidade


A exposição Êxodos volta à Vitória e fica na Galeria de Arte da Ufes até o dia 13 de março. As lentes de Sebastião Salgado capturam nesta exposição momentos trágicos, dramáticos e heróicos de vidas individuais. No entanto, vistas em conjunto, também contam a história dos tempos atuais.

De 1994 a 1999, o fotógrafo Sebastião Salgado percorreu mais de 45 países registrando o dramático fenômeno dos deslocamentos populacionais no planeta. As fotos denunciam que os conflitos e os dilemas enfrentados pelas populações em situação de risco fazem parte de um processo global que atinge a todos.

Um dos maiores fotógrafos brasileiros de todos os tempos, Sebastião Salgado é mineiro, tem 56 anos, doutor em economia, casado, pai de dois filhos e fotógrafo profissional.

Salgado
Definitivamente, a fotografia caiu como um raio sobre a cabeça de Salgado. Diferente de Cartier-Bresson, que já manuseava câmeras fotográficas desde a tenra infância e seguia os caminhos das artes em ateliês de desenho e pintura, Salgado tirou seu primeiro retrato em 1971, aos 27 anos.

Nessa ocasião, vivia em Paris com sua mulher, a arquiteta Lelia Wanick Salgado, que foi obrigada a comprar uma câmera Pentax para fotografar apartamentos. Seu marido "roubou-lhe" a câmera por um instante e tirou um retrato seu, sentada no parapeito da janela, em um dia de sol.

Maravilhado com o resultado de sua imagem em contraluz, seguiria captando retratos da mulher e das crianças e trocaria o filme colorido pelo negativo em preto e branco. As imagens de cunho social que o deixaram famoso repetem, frequentemente, a mesma iluminação contrária de sua primeira foto.

Serviço:
Onde: Galeria de Arte da Ufes, Centro de Vivências.
Quando: 26/01/2009 a 13/03/2009
Contatos: 4009-7853 / 4009-2371
Horário: das 8 horas às 18 horas

Fontes: Ufes e Sesc São Paulo.
Fotos de Sebastião Salgado.

Nenhum comentário: