domingo, 12 de julho de 2009

Quem tem outra opinião?


Se dar pitaco é uma mania nacional, uma das mais belas provas de que esta prática é uma das escadas para a evoluçao da nossa ideológica e conservadora sociedade é o espetáculo "Outra Opinião" do grupo Nós do Morro, uma trupe da favela do Vidigal, no Rio de Janeiro.

A montagem é inspirada na peça "Opinião" da década de 60 dirigida por Augusto Boal e que consagrou Nara Leão, Zé Ketti, João do Vale e Maria Bethânia com canções pertubadoras para as mentes incapazes de enxergar a vida.

O Nós do Morro consegue mexer com a platéia, pelo menos com quem tem a mínima capacidade de ver que todas as indagações colocadas sobre a família, o sexo, a religião e até mesmo o amor, entre outras, revelam a fragilidade dos conceitos impostos pela ideologia estabelecida e que dita as regras da sociedade atual.

Os depoimentos, muitos trazidos de experiências dos próprios atores, são intrigantes e reveladores de uma realidade não percebida. As músicas de Marisa Monte, Pedro Luiz e a Parede, Arnaldo Antunes e Cordel do Fogo Encantado, entre outros, completam a atmosfera reveladora de uma outra realidade ofuscada pela que o "mundo real" insiste em mostrar.

"Outra Opinião" faz você acreditar que é possível ver as coisas de outra maneira e dá coragem para que os inquietos revelem suas revoluções para o mundo sem medo da espiral do silêncio que oprime os inteligentes.

Espetáculo imperdível com direção de Paulo Giannini e que ainda está em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, e que um feliz jornalista e comunicólogo teve a satisfação de assistir. Vida longa e tomara que pise os palcos de Vitória para que capixabas também compartilhem de outras opiniões.

Nenhum comentário: